Sintuperj e base dos técnico-administrativos da Uerj promovem ato na Reitoria reivindicando progressão funcional imediata

O Sintuperj promoveu na manhã desta quinta-feira, 29/08, no corredor da Reitoria da Uerj, um ato com o objetivo de reivindicar a progressão funcional imediata dos servidores técnico-administrativos da Universidade. A movimentação, que contou com a participação de servidores da base, teve apitaço de mobilização para chamar os trabalhadores a participar da luta, que culminou com uma breve reunião com representantes da Administração Central.

Durante a conversa com Roberto Dória, assessor da reitoria, e Eliel Larrubia, ouvidor da Uerj, a coordenadora geral do Sintuperj Cássia Gonçalves Santos da Silveira relatou que o sindicato já participou de reuniões com representantes da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) e com a Diretoria Jurídica (Dijur) junto à Reitoria para que a progressão funcional, que venceu no último dia 24/08, seja realizada imediatamente. Cássia também relatou que o processo de progressão funcional está nas mãos da Dijur há mais de quatro anos, desde 2015, e os advogados da Universidade se propuseram a emitir um parecer sobre o tema há mais de um ano, alegando que a avaliação de desempenho deveria ser feita para todos os servidores. Até o momento os advogados não emitiram esse parecer.

Após o ato, a Diretoria Executiva do Sintuperj encaminhou à Reitoria da Uerj ofício reivindicando a providência imediata da progressão dos técnicos.

Por conta do vencimento do prazo para a realização da progressão, somado ao fato da Uerj não ter implementado o Capacit (Programa de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos da Uerj) e nem ter sido realizada a avaliação de desempenho, a Lei que rege o Plano de Carreira (Lei Estadual 6.701 de 2014) é clara em seu Artigo 9º, Parágrafo 3º, que “o servidor fará jus à progressão”. O Sintuperj exige a progressão imediata de todos os técnico-administrativos da Uerj. Progressão Funcional Já! Nenhum direito a menos!