Uezo elege primeira reitora e primeiro vice-reitor negros da história das universidades públicas estaduais do Rio de Janeiro

Em pleito realizado no dia 29/09, a comunidade da Uezo (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) elegeu seus representantes para a Administração Central, unidades acadêmicas e conselhos superiores. E este processo eleitoral entrou para a história por registrar a eleição da primeira reitora negra de uma universidade pública estadual no Rio de Janeiro. A chapa composta pelos professores Luanda Moraes (reitora) e Dario Nepomuceno (vice-reitor) foi eleita por 97,63% dos votos válidos. Luanda Moraes e Dario Nepomuceno estarão à frente da Uezo no quadriênio 2021-2025, e iniciam seus mandatos no mês de fevereiro. O resultado da eleição, que contou com chapa única, foi homologado pelo Conselho Universitário em sessão realizada no dia 14/10.

Luanda Moraes é graduada em Engenharia Química pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e doutora em Ciências e Tecnologia de Polímeros pela UFRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Ingressou na Uezo no ano de 2009, como professora contratada, e se tornou professora adjunta em 2012, ao ser aprovada em concurso. No mandato que está para se encerrar, Luanda exerceu o cargo de vice-reitora.

Dario Nepomuceno é graduado em Física pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e doutor em astronomia pelo Observatório Nacional. Ingressou na Uezo no ano de 2007, como professor contratado, e se tornou professor adjunto em 2010, ao ser aprovado em concurso. No mandato que irá se encerrar, Dario exerceu o cargo de pró-reitor de Extensão.

No processo eleitoral a comunidade da Uezo ainda elegeu os diretores para suas unidades acadêmicas (Biologia, Computação, Construção Naval, Escola de Engenharias e Farmácia), com mandato de dois anos (biênio 2020-2022), assim como os representantes do Conselho Universitário (Consu) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE), que exercerão mandato de quatro anos (quadriênio 2021-2025).