Vacina no braço, comida no prato e contra a destruição do Serviço Público: não é a retirada de uma faixa que irá apagar uma ideia!

A Diretoria Executiva do Sintuperj recebeu nesta quinta-feira, 20/05, um vídeo feito no campus Maracanã da Uerj na qual um deputado estadual, de nome Anderson Moraes (PSL), invadiu a universidade e vandalizou uma faixa colocada pela Asduerj, entidade co-irmã do Sintuperj. Visivelmente descontrolado, o parlamentar assediou moralmente trabalhadores da Uerj (em especial os vigilantes) e ameaçou retornar cada vez que houver uma manifestação contra o governo do presidente Jair Bolsonaro ou afins.

Em resposta ao parlamentar, que ainda acusou a comunidade uerjiana de estar fazendo “balbúrdia”, reafirmamos que a Uerj é uma das universidades mais emblemáticas do Ensino Superior brasileiro, tendo indicadores que apontam sua excelência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária, além de dar retorno para a comunidade fluminense não só em seu campus Maracanã, mas em todos os campi de capital e do interior. O que o deputado vê como custo as nações desenvolvidas abraçam como investimento, não à toa diversos cursos da Uerj são considerados referência no Brasil e no exterior.

Outrossim, reafirmamos que a universidade pública não é apenas um lugar de ensino, mas de diálogo, debate de ideias e de prática democrática. A não aceitação de uma posição por discordância com prática de vandalismo, ainda mais praticada por um representante da Casa do Povo (como é conhecida a Alerj, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) é típica de pessoas que flertam com o autoritarismo e o totalitarismo. Defendemos a liberdade de expressão e a prática política da comunidade uerjiana, e por isso reafirmamos:

“Vacina no braço, comida no prato e contra a destruição do Serviço Público!

Fora Bolsonaro e Mourão!”

Diretoria Executiva do Sintuperj

Quadriênio 2019-2022