20 anos de Sintuperj: Orgulho de uma história de trabalhadores que ousaram lutar e vencer

Dia 31 de outubro de 2020. Nesta data completam-se 20 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro, o Sintuperj. E desde aquele ano de 2000, quando as Associações da Uerj (Asuerj), do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Ashupe) e da Fundação Estadual do Norte Fluminense (Asfenorte) uniram esperanças e esforços, seguimos incansavelmente na batalha e dedicando nossas vidas em prol de um sonho, de uma causa.

Somos um espaço formado por trabalhadores que buscam refletir esperanças, anseios, vontades, uma coletividade que se norteia pela empatia, pelo despertar da consciência dos servidores de Uerj, Uenf e Uezo de que são trabalhadores, importantíssimos para o desenvolvimento da sociedade. E nessa batalha cotidiana para transformar sonhos em conquistas, anseios em vitórias, estamos completando 20 anos de um sonho daqueles que ousaram unir seus esforços para um bem maior.

Muito se pergunta: qual é a importância de um sindicato nos dias atuais? E o que podemos dizer, enquanto representantes do Sintuperj, é que somos muito mais do que uma sala, um monte de documentos, um espaço que os trabalhadores contribuem com uma parte de seu salário. Na nossa história nós conquistamos muitas vitórias, mas nenhuma vitória é maior do que a certeza que os trabalhadores e a categoria estão unidos, caminhando lado a lado.

A cada eleição para a diretoria, em que vocês depositam mais um voto de confiança em nosso trabalho, nos sentimos cada vez mais certos de que estamos trilhando o caminho certo e temos renovadas as nossas forças para aquilo que é nossa missão. Ousar lutar, ousar vencer!

Que venham mais 20 anos de união, de luta, de vitórias. Vamos caminhar cada vez mais juntos para defender nossos direitos, buscar novas conquistas. A luta incansável em defesa dos servidores, das universidades públicas, gratuitas e de qualidade, voltadas para o avanço da sociedade, só será vitoriosa caso renovemos nosso compromisso de somar esforços para que nosso Sindicato se torne referência para as futuras gerações de trabalhadores que dedicarão suas vidas a Uerj, Uenf e Uezo.

Saudações Sindicais!

Diretoria Executiva do Sintuperj

Quadriênio 2019-2022