Assembleia ressalta avanços e convoca para ato dia 03 de julho

Durante a Assembleia dos técnico-administrativos de Uerj, Uenf e Uezo desta segunda (28/06), a Diretoria Executiva do Sintuperj ressaltou o andamento de algumas reivindicações dos trabalhadores das três universidades. Entre eles, a consecução de um auxílio digital para os servidores da Uezo devido à elevação dos custos com o trabalho home office e o reajuste dos auxílios alimentação, creche e transporte cujo processo está prestes a ser encaminhado pela instituição para o governo, que estuda formas de remanejamento de verbas devido ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Além disso, a coordenadora geral Cassia Gonçalves afirmou que os processos relativos aos adicionais noturno e de insalubridade dos servidores da Uerj já foi novamente desmembrado na Comissão Permanente de Legislação e Normas, como solicitara a Casa Civil, e encontra-se na Reitoria para ser encaminhado novamente ao Governo. O desmembramento já havia sido feito no âmbito do Conselho Universitário antes de ser enviado pela primeira vez. No entanto, quando o processo foi enviado da Uerj para a Casa Civil, o processo foi apresentado de forma unificada, apresentando algumas inconsistências que agora foram sanadas.

Em mesmo estágio de tramitação, encontra-se a reformulação do plano de carreira dos técnico-administrativos da Uerj aprovado pelo Conselho Universitário, e que a coordenadora classificou como proposta “robusta em termos de vencimentos” e melhorias na carreira. De acordo com ela, após o envio da proposta ao Governo será iniciada a negociação com o Executivo.

A coordenadora falou ainda sobre o congelamento da atualização dos triênios. De acordo com ela, em diálogo com parlamentares eles afirmaram que tão logo se encerre a validade da lei Complementar 173, em 31 de dezembro de 2021, haverá a atualização dos valores pagos a título de triênio, inclusive com retroação.

O coordenador jurídico Sérgio Dutra destacou que também foi publicado em Diário Oficial a concessão de auxílio digital aos servidores da Uenf, que encontra-se na dependência de remanejamento de verbas devido às exigências do RRF. Acrescentou ainda que levará ao Fórum de servidores Públicos do Estado de Rio de Janeiro (Fosperj) como inclusão de pauta o destravamento das perdas inflacionárias. Sérgio lembrou ainda que em assembleia os servidores da Uenf reivindicaram o descongelamento dos valores pagos a título de adicional de insalubridade, que ainda são pagos, segundo ele, com base no salário de 2015. E ressaltou que vem mantendo diálogos constantes com diversos parlamentares a fim de avançar as reivindicações dos trabalhadores.

Fora Bolsonaro neste sábado

Foi consenso na categoria a necessidade de adesão ainda maior à manifestação convocada para o próximo sábado contra o presidente Jair Bolsonaro. Foi destacado que as graves denúncias na compra de vacinas em torno do mandatário fizeram os movimentos sociais anteciparem para o próximo dia 03 de julho a manifestação prevista para o final do mês. Os trabalhadores defenderam ainda a formação de um bloco composto por trabalhadores da Uerj.

A coordenadora geral do Sintuperj Regina de Souza afirmou que não é possível esperar até as eleições de 2022 para se tentar a saída de Bolsonaro, e que os movimentos de rua voltaram para lutar contra a barbárie. Diante do cenário de tantos ataques à democracia, segundo ela, urge a necessidade de impeachment do atual presidente. “Impeachment é a palavra de ordem do Sintuperj”, concluiu.

Conselheiro universitário, Jorge Luís Mattos (Gaúcho) afirmou que muitos servidores que possuem filhos especiais o procuraram reivindicando aumento do auxílio excepcional. Cassia afirmou que a direção do Sintuperj já iniciou diálogos com a Reitoria da Uerj com o objetivo haver o mesmo percentual de correção de 50% para auxílio excepcional.

Confira no link ao lado as deliberações da assembleia: Deliberações da Assembleia de 28 de junho de 2021