Através de sua coordenação de Saúde e Segurança do Trabalhador, Sintuperj realiza avaliação das unidades de saúde da Uerj

A coordenação de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sintuperj, através de sua coordenadora Simone Menezes Damasceno, realizou durante os meses de junho e julho um trabalho de avaliação das condições em que os trabalhadores dos serviços de saúde da Uerj estão exercendo suas funções neste momento de combate à COVID-19 (popularmente conhecida como Coronavírus).

Os pontos revisados foram:  treinamento das equipes para atuação nos casos de Coronavírus; medidas de isolamento dos pacientes em tratamento da COVID-19 em relação aos demais pacientes; condições dos espaços voltados para os trabalhadores dessas unidades, tais como: refeitórios, vestiários, áreas de repouso, dentre outras; respeito à  recomendação de afastamento dos trabalhadores classificados no grupo de risco do Coronavírus (incluindo pessoas acima de 60 anos de idade ou que possuem comorbidades); fornecimento e qualidade dos equipamentos de proteção individuais (EPI’s); fornecimento de alimentação com objetivo de evitar o deslocamento de trabalhadores que lidam direto com os casos de Coronavírus (incluindo contratados e prestadores de serviços das empresas terceirizadas; produção de informações para orientar as unidades sobre protocolos e tratamentos relacionados à  COVID-19 e garantir a biossegurança nas unidades. Para que o levantamento fosse realizado nas unidades, o Sintuperj recebeu a colaboração da coordenadora de Enfermagem do Hupe, enfermeira Rejane Araújo de Souza, e do diretor do Dessaude, Neemias Espindola dos Santos.

Um dos pontos classificados como positivos pela Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sintuperj é a realização de treinamentos para os profissionais de saúde que foi promovido pelo STAVE (Serviço de Treinamento e Avaliação em Enfermagem do Hupe) em parceria com a CCIH (Coordenadoria de Controle e Infecção Hospitalar do Hupe) e Dessaude (Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho). Destaque também  para os questionários online elaborados pelo Dessaude, vinculado à SGP (Superintendência de Gestão de Pessoas, antiga SRH), que abordam o monitoramento da saúde dos trabalhadores e informações sobre as condições de trabalho no Hupe e PPC. Os questionários poderão ser preenchidos por todos os trabalhadores, sem distinção de vínculo, cargo ou categoria (servidores, contratados, terceirizados, residentes, bolsistas ou docentes), e estão disponíveis no link https://www.coronavirus.uerj.br/contingencia-na-uerj/questionarios/.

Nas diligências realizadas, a coordenadora Simone Menezes Damasceno apontou questões necessárias para a melhoria das condições de segurança e saúde no Hupe. Um exemplo é a criação de áreas adequadas para alimentação e vestiários dos trabalhadores terceirizados, pois foi observado que os mesmos não contam com esses espaços, que é um direito estabelecido na legislação trabalhista. A falta desses contribui para um aumento da exposição aos riscos relacionados à COVID-19. Outro ponto observado foi que no início da pandemia, devido ao alto consumo de materiais o Hospital recebeu diversas doações, algumas sem a comprovação de qualidade adequada para o uso no atendimento hospitalar. Este problema não se estendeu aos materiais adquiridos por meio de licitação e compras, pois o fornecimento é aprovado somente com as devidas certificações.

Além de todas as análises presenciais feitas em diligência, a Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalhador também buscou informações sobre o apoio psicológico aos servidores da Uerj e verificou que a UDA (Unidade Docente Assistencial) de Saúde Mental e Psicologia está desenvolvendo ações de saúde mental, contemplando prioritariamente os profissionais de saúde do Hupe e da PPC, oferecendo suporte psicológico online individual (via Whatsapp) e em grupo (via Zoom), através dos seguintes contatos: Whatsapp 99182-5827 e e-mail: profpereira.sandra@gmail.com.

O levantamento realizado na Policlínica Piquet Carneiro da Uerj (PPC) também avaliou pontos como testagem para a detecção da COVID-19, treinamento do corpo de trabalhadores, residentes e estudantes que atuam na unidade, protocolos de segurança e triagem de acesso à unidade. De acordo com informações colhidas com a enfermeira Alessandra Sant’Anna Nunes, todo o corpo de trabalhadores recebeu treinamentos em plataforma virtual, elaborado de acordo com as normas de biossegurança da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que possam atuar na linha de frente do atendimento aos pacientes de COVID-19. Além disso, foram adotados como protocolos um rígido controle de acesso na entrada da PPC para que pacientes possam acessar a unidade (com aferição de temperatura e anamnese de sintomas gripais) e o fornecimento de EPI’s para os profissionais que atuam na recepção e na triagem, como máscaras, Faceshields e outros equipamentos necessários. Para todos os trabalhadores da PPC também está sendo disponibilizado álcool em gel.

O atendimento na PPC está sendo realizado de maneira escalonada, exceto os ambulatórios de Diabetes e Cardiologia, que seguem com suas atividades em pleno funcionamento. Alguns laboratórios mantiveram suas atividades de forma reduzida, dando suporte especial a pacientes descompensados (com dificuldade de restabelecer o equilíbrio físico), monitorando e agendando atendimentos conforme a necessidade.

A Piquet Carneiro também realizou uma série de testagens para a detecção da COVID-19 em membros da comunidade Uerj e profissionais externos da área da saúde. Para pacientes assintomáticos no período de três a dez dias é realizado o exame conhecido como SWAB (com coleta de material na região nasofaringeal utilizando um cotonete), e, após esse período, é realizado o teste sorológico para detectar a IgG (Imunoglobina G) e a IgM (Imunoglobina M). Os testes foram realizados na própria PPC e também nos campi Maracanã, São Gonçalo (Faculdade de Formação de Professores), Duque de Caxias (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) Nova Friburgo (Instituto Politécnico do Rio de Janeiro) e Resende (Faculdade de Tecnologia), por meio de demanda espontânea.

Ainda como ação da Universidade para prevenir o adoecimento mental, a SGP elaborou uma cartilha: COVID-19 – Como manter a saúde mental em dia durante o combate à doença, com informações e orientações destinadas aos profissionais de saúde, especialmente os que atuam no Hupe e PPC, poderá ser acessada no link: http://www.sgp.uerj.br/site/images/CartilhaSGP_Covid-19.pdf.

Em um segundo momento, a coordenadora Simone Menezes Damasceno retornou ao Hupe para verificar a situação da unidade, e nessa visita foi relatado que houve uma queda acentuada de internações relacionadas à COVID-19, possibilitando o desmonte de 05 (cinco) unidades destinadas especialmente para o cuidado a esses pacientes. Esses espaços estão sendo destinados novamente para as funções que exerciam anteriormente antes do início da pandemia. Outro ponto verificado foi o retorno ao trabalho de uma quantidade importante de trabalhadores do hospital, que em um primeiro momento haviam sido afastados por conta da pandemia. Alguns profissionais ainda continuam afastados, mas desses a maioria está relacionada a comorbidades que não tem relação com a COVID-19.