Auxílios e Plano de carreira pautam assembleia da Uenf

A Assembleia dos técnico-administrativos da Uenf colocou em pauta a tramitação dos projetos referentes aos auxílios e ao novo plano de carreira. O coordenador Jurídico Sérgio Dutra afirmou que a Assessoria Jurídica do Sintuperj está focada nos seis processos referentes a benefícios para os servidores da universidade. De acordo com ele, estão sendo examinadas questões jurídicas pormenorizadas, para as quais o coordenador defendeu, inclusive, a realização de uma assembleia especifica. Ressaltou ainda que Uerj e Uenf têm lei próprias, destacando que a concessão de benefícios para uma instituição não corresponde automaticamente à concessão para a outra.

A delegada do Sintuperj/Uenf, Maristela Lima, ressaltou que os delegados têm ido semanalmente às quartas-feiras à cidade do Rio de Janeiro, acompanhar e trabalhar no sentido de acelerar as pautas da categoria técnico-administrativa. Segundo ele, representantes da Casa Civil afirmaram que os benefícios estão na dependência de análise da comissão do Regime de Recuperação Fiscal para ser pago, mas que existe a perspectiva de que seja pago. Acrescentou ainda que o auxílio creche já foi aprovado e está sendo providenciado para folha suplementar. Sobre o auxílio retorno, aprovado pelo Conselho Universitário com o objetivo de garantir equipamentos de proteção individual e/ou coletiva para garantir a segurança sanitária dos servidores, está na Casa Civil em início de processo. Maristela acredita que este auxílio tenha tramitação mais rápida. E sobre os auxílios alimentação e tecnológico, temos informações de que há parecer favorável, mas ainda não há confirmação oficial.

Com relação ao plano de cargos, a delegada explicou que ele retornou da Casa Civil para a Reitoria para que fosse feito um cálculo de impacto. E que agora só resta um parecer da Reitoria, para que a proposta de plano seja enviada novamente para a Casa Civil. Maristela reiterou que a Delegacia Sintuperj/Uenf tem cobrando a Reitoria para que o plano volte logo para a Casa Civil. E que o reitor, Raul Palacios, afirmou estar elaborando um parecer a fim de que o plano não retorne mais à universidade.

O delegado Cristiano Maciel ressaltou que o Projeto de Lei 2985/2020, aprovado pela Alerj e que transforma auxílio creche em auxílio educação e instala o auxílio saúde, foi elaborado dentro da Delegacia Sintuperj/Uenf como alternativa à estagnação das demais pautas, como o plano de carreira. Em março de 2020, foi levado pelos delegados do Sintuperj/Uenf à Alerj para que os deputados da região do Norte Fluminense ajudassem na entrada e tramitação do projeto.

O servidor da Uenf José Pacelli defendeu maior mobilização política do conjunto dos técnicos da Uenf. Ele lembrou que o processo que pede a isonomia de reajuste entre técnicos e docentes, que tiveram reajuste em 2014 de 19% e 39%, respectivamente, está em um fórum localizado na própria cidade de Campos. A ideia ganhou adesão do delegado Cristiano Maciel.

Departamento de Saúde na Uenf

A coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sintuperj Simone Damasceno afirmou que está sendo feita uma revisão do projeto de criação de um Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, nos moldes do Dessaúde/Uerj. Essa revisão inclui técnicos de Segurança e o diretor Dessaúde, Neemias Santos, e trata sobre a estrutura necessária ao funcionamento do departamento. Segundo Simone, a intenção concluir o projeto antes do recesso.

Deliberações da Assembleia dos técnicos da Uenf de 05 de novembro de 2021:

Deliberações da Assembleia dos técnicos da Uenf de 05 de novembro de 2021