Diretoria Executiva do Sintuperj participa de reunião com Reitoria da Uerj buscando garantir direitos para os trabalhadores

A manhã da última segunda-feira, 18/04, foi marcada por uma reunião entre a Diretoria Executiva do Sintuperj e a reitoria da Uerj. Estiveram presentes a coordenadora geral do Sindicato, Regina de Souza, o reitor da Uerj, Mario Sergio Alves Carneiro, e o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), Luís Antônio Mota.

No encontro foram discutidos pontos importantes para os trabalhadores da Universidade, em especial os servidores técnico-administrativos, e para isso foi ressaltada a importância da realização de um trabalho em conjunto entre o Sindicato e a Administração Central da Uerj.

Confira os temas abordados:

Sintuperj reitera necessidade de apoio para aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Uerj

No início da reunião, a coordenadora do Sintuperj solicitou o apoio da reitoria da Uerj para a continuidade do diálogo com o Governo do Estado para o encaminhamento do mesmo para a Alerj. Neste momento, o PCCS está na Secretaria Estadual da Casa Civil, e o governador Cláudio Castro já assumiu o compromisso de encaminhar o mesmo à casa legislativa assim que houver uma possibilidade dentro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que entrará em fase de revisão. Para Regina, é importante que o plano seja encaminhado ainda este ano para garantir que haja possibilidades de aprovação.

O reitor da Uerj corroborou a posição da coordenadora do Sintuperj e se comprometeu a buscar interlocução junto ao governo do Estado para o encaminhamento do plano à Alerj, pois a aprovação do mesmo seria a única possibilidade de garantir um reajuste linear para os servidores da Uerj, tanto ativos quanto aposentados.

Coordenadora do Sintuperj ressalta a luta pelos trabalhadores da Uerj e aponta a importância da sindicalização

Em seguida, durante a reunião, Regina de Souza apontou que o Sintuperj segue lutando pelas conquistas dos trabalhadores da Universidade, e o mesmo se coloca como parceiro na luta dos direitos dos servidores técnico-administrativos da Uerj. A coordenadora reafirmou a importância de um sindicato forte e aproveitou o espaço para reafirmar a importância de se filiar ao Sintuperj e participar de seus espaços.

Em concordância à visão da coordenadora geral do Sintuperj, o reitor Mario Sergio Alves Carneiro realizou o ato simbólico de filiação ao Sintuperj e assinatura da ficha de sindicalização, o que reafirma a visão de que o Sintuperj é o sindicato de todos os trabalhadores da Universidade.

Sindicato cobra atendimento para as pendências dos servidores técnico-administrativos

Outro ponto abordado pela coordenadora Regina de Souza foi a necessidade da reitoria da Uerj dar providências a pautas que ainda não foram atendidas. Os pontos cobrados foram o pagamento do segundo terço de férias dos técnicos de radiologia (Raio-X); o enquadramento dos servidores AU/TU; a regularização do Adicional Noturno para os servidores que fizerem jus, por meio de um Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA); e a solicitação à Superintendência de Gestão de Pessoas da Uerj (SGP) que realize a atualização dos triênios. Essas demandas estão sob responsabilidade do procurador Bruno Redondo, chefe de gabinete da reitoria da Universidade. Regina também ressaltou que é importante que o diálogo seja feito com sinceridade, para que os trabalhadores possam saber de maneira clara o que pode e o que não pode ser feito.

O reitor da Uerj se comprometeu a buscar as informações necessárias para dar provimento aos temas pendentes e espera resolver em breve essas questões que são de responsabilidade da Universidade.