Nota de pesar – Hesio de Albuquerque Cordeiro

A Diretoria Executiva do Sintuperj vem por meio desta nota prestar homenagem ao ex-reitor da Uerj Hesio de Albuquerque Cordeiro, que faleceu no último domingo, dia 08/11/2020, aos 78 anos de idade.

O Sintuperj lamenta a perda de uma das figuras que mais contribuíram para o crescimento da Uerj. Nossas condolências a familiares e amigos.

Defensor da saúde pública no Brasil e um dos inspiradores do SUS: o legado de Hesio Cordeiro

Formado em Medicina pela Uerj no ano de 1965, este mineiro nascido na cidade de Juiz de Fora se tornou doutor em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP) e participou ativamente do Movimento Sanitarista, um conjunto de idéias que se agregaram para realizar mudanças na área da saúde no Brasil buscando a universalização dos serviços. O movimento, que se estendeu por todo o século 20, mas que ganhou força nos anos 1970, durante a Ditadura Militar, foi importantíssimo para a criação do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Em sua trajetória, Hesio de Albuquerque Cordeiro exerceu a presidência da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre os anos de 1983 e 1985, a presidência do Instituto Nacional de assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) entre os anos de 1985 e 1988, e foi consultor da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), além de ocupar os cargos de coordenador da área da saúde da Fundação Cesgranrio e diretor de gestão da Agência Nacional de Saúde (ANS) entre os anos de 2007 e 2010.

Na Uerj, onde iniciou sua carreira como médico no ano de 1968 no Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hesio foi professor e pesquisador ligado ao Instituto de Medicina Social (IMS), unidade que ajudou a fundar e foi diretor entre os anos de 1983 e 1984. Sua atuação na universidade o levou a ser eleito para o cargo de reitor no período entre 1992 e 1995. Com sua produção relacionada aos temas de atenção básica, educação médica, Saúde da Família, atenção primária de saúde e Sistema Único de Saúde, Hesio Cordeiro foi reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes pesquisadores da área de saúde pública no Brasil, chegando a publicar mais de 40 obras dentre livros e artigos científicos.