Projeto da Uerj irá oferecer práticas de reiki e meditação voltadas para profissionais da saúde de Hupe e PPC

Os profissionais dos serviços de saúde da Uerj (Hupe, Hospital Universitário Pedro Ernesto, e PPC, Policlínica Piquet Carneiro, poderão contar com o apoio de um projeto de extensão para aliviar as pressões impostas por conta da pandemia de COVID-19, popularmente conhecida como Coronavírus. O projeto “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”, promovido pelas professoras-doutoras Fátima Sueli Neto Ribeiro e Fernanda da Motta Afonso (ambas do Instituto de Nutrição da Uerj) e Celia Caldeira Kestenberg (da Escola de Enfermagem da Uerj), oferece práticas de reiki e meditação voltadas aos trabalhadores que passam por potenciais situações de estresse motivadas pelas pressões da pandemia.

Serão abertas 500 (quinhentas) vagas em quatro turmas, que receberão técnicas de reiki por videoconferência, além de sessões de meditação com atenção na respiração e no corpo. O reiki é uma terapia holística onde a energia universal pode ser usada no tratamento da saúde, onde o terapeuta serve como um condutor que viabiliza a movimentação dessa energia na estrutura física de alguém. Tanto o reiki quanto a meditação fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde (PICS).

Além dos atendimentos aos profissionais de saúde, os atendimentos de reiki e meditação farão parte de um estudo onde os grupos definidos pela equipe irão gerar amostras ao longo do tempo para mensurar os efeitos das práticas na saúde dos atendidos. Os profissionais serão selecionados para participação através de um convite físico e online, passando posteriormente por um questionário onde serão registrados os dados pessoais, socioeconômicos, investigação sobre doenças pré-existentes, temperamento, hábitos de vida, qualidade do apetite e da evacuação.

O projeto “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” está sendo analisado pelo Comitê de Ética da Uerj e, caso aprovado, poderá ser colocado em prática. O mesmo conta com o apoio do Sintuperj.