Servidores públicos vão às ruas cobrar segunda parcela da recomposição salarial

A Candelária foi palco de uma manifestação dos servidores públicos estaduais do Rio de Janeiro que reivindicaram o pagamento da segunda parcela da recomposição salarial, na tarde desta quinta-feira (10/08). Os valores deveriam ter sido creditados no primeiro bimestre de 2023 e estão previstos na Lei 9436/2021, que estabelece a recomposição das perdas inflacionárias de 06/09/2017 a 31/12/2021. De acordo com a lei, todos os servidores públicos estaduais deveriam receber recomposições de 13,05% em 2022, já quitado; 6,525% no primeiro bimestre de 2023 e mais 6,525% no primeiro bimestre de 2024.

Na mobilização desta quinta, um grande quantitativo de estudantes aderiu ao movimento e iniciaram a concentração do ato público. Já com a presença do Sintuperj, representado pelas coordenadoras gerais Cassia Gonçalves e Regina de Souza, e pelo coordenador Social, Cultural e Desportos, Sérgio Dutra.

Após diversos discursos em defesa de pautas sociais sobretudo para a área da Educação, como o passe livre e maiores investimentos do Governo, o movimento foi encorpado por demais entidades sindicais de servidores de órgãos diversos.

Os manifestantes saíram em passeata pelo Avenida Rio Branco até a Assembleia Legislativa (Alerj). No local, os servidores cobraram do presidente da Casa legislativa, deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL), o cumprimento da lei, já que é função do Legislativo fiscalizar a atuação do Executivo. Os representantes do Fosperj ressaltaram que os servidores públicos não são os responsáveis pelas recentes crises econômicas do Estado e que, por essa razão, não podem ser penalizados com a supressão de direitos.