Sintuperj inicia campanha de sindicalização promovendo reunião com trabalhadores no Hupe/Uerj

O Sintuperj deu início oficialmente à sua campanha de sindicalização na manhã desta quinta-feira, 07/04, em reunião com os servidores do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Hupe). A coordenadora geral Cassia Gonçalves Santos da Silveira e o ex-coordenador geral e conselheiro universitário Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) receberam os trabalhadores em uma reunião para demonstrar os benefícios de se filiar ao Sindicato e a importância da participação dos trabalhadores na luta por conquista de direitos e melhores condições de trabalho.

No início da reunião, Cassia elencou várias lutas que o Sintuperj travou nos últimos tempos e que renderam conquistas para os trabalhadores da Uerj, como: correção dos valores e implantação de adicionais (alimentação, saúde, creche, educação, transporte e excepcional); incorporação da Uezo pela Uerj ampliando a atuação uerjiana para a Zona Oeste do Rio de Janeiro e garantindo direitos que historicamente eram negados para a comunidade ueziana; dentre outras.

Em seguida, Jorge Gaúcho contou sua história de luta sindical ressaltando o protagonismo do Sintuperj e dos servidores técnico-administrativos da Uerj no Conselho Universitário para a conquista do primeiro Plano de Cargos e Salários, em 2006. O PCC garantiu direitos para os trabalhadores da Universidade e reconheceu a correção e concessão de justos direitos para os trabalhadores do setor de Enfermagem (técnicos e auxiliares), que sofriam com injustiças históricas em seus vencimentos e também nos reenquadramentos.

A coordenadora geral do Sintuperj apontou ainda outro ponto da luta sindical, que é a necessidade do servidor participar das atividades da entidade e oficializar sua sindicalização. Cassia ressaltou que o Sintuperj é o principal veículo para a conquista de direitos e representa todos os trabalhadores das universidades públicas estaduais, sempre com respeito às demais entidades, e finalizou apontando a entidade está acima de aspirações políticas pessoais de quem quer que seja, afirmando que enquanto tiver na coordenação do Sindicato irá lutar com todas as forças para evitar que o mesmo seja usado como trampolim para aspirações individuais.

Sobre a campanha de sindicalização, Jorge Gaúcho apontou ainda que a mesma não serve apenas para filiar trabalhadores, mas também para formar lideranças com responsabilidade e força para travar as lutas que se seguirão, garantindo os direitos já existentes e buscando ampliar as vitórias da categoria. O ex-coordenador do Sintuperj afirmou que existem lutas que estão por vir, dentre elas a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) que neste momento se encontra na Secretaria Estadual da Casa Civil e em vias de negociações, e para conquistar essas vitórias é importante a participação ampla dos trabalhadores.

Ao final da reunião, os trabalhadores presentes receberam uma ficha de sindicalização e uma cartilha de filiação na qual estão elencados os serviços do Sintuperj e as lutas que estão sendo travadas. As reuniões para a campanha de filiação serão realizadas todas as quintas-feiras, a partir de 28/04, em espaços a serem definidos. Filie-se e faça parte dessa luta! O Sintuperj é a melhor garantia de um futuro seguro para os trabalhadores de Uerj e Uenf!