Uerj condecora parlamentar com medalha José Bonifácio, e deputado anuncia apoio à reformulação do PCCS dos técnicos

Em cerimônia realizada no Teatro Noel Rosa, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro concedeu a medalha José Bonifácio ao deputado estadual Márcio Pacheco, nesta sexta-feira (25/03). A medalha, maior comenda da Uerj, é concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que se notabilizaram no campo da Educação e da Cultura, fazendo jus ao grau honorífico que tem como referência máxima o patriarca da independência.

Reitor da Uerj, ressaltou a atuação do parlamentar condecorado no trabalho desenvolvido à frente da relatoria do Projeto de Lei 5071/2021, aprovado no último dia 17 de março, e como líder do governo e presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Além da incorporação da Uezo pela Uerj, ponto maior do PL, Lodi ressaltou outras inovações introduzidas durante o trâmite do projeto e acolhidas pelo relator Márcio Pacheco. Entre elas estão a previsão legal para o cargo de docente para a Uerj, a correção da carga horária dos médicos e a instituição de um instrumento já existente na Uenf e na Uezo: autorização legal para que o reitor possa criar auxílios de natureza indenizatória. Nesse sentido, o reitor reiterou o anúncio feito horas antes de criação dos auxílios saúde, transporte e educação aos servidores da Uerj. O reitor enfatizou ainda a atuação do parlamentar para superar as resistências de alguns parlamentares inicialmente contrários à incorporação da Uezo.

O reitor anunciou ainda a criação da Superintendência de unidades externas, que cuidará dos campus da Uerj localizados fora do município do Rio de Janeiro. E para estar à frente da Superintendência, foi convidada a atual reitora da Uezo Luanda Moraes.

Luanda afirmou que a chegada da Uerj na Zona Oeste beneficiará não apenas a atual comunidade da Uezo, mas as futuras gerações na medida em que perpetua oferta de ensino superior na Zona Oeste e a liberta para pensar, criar e sair das amarras que a História impõe.

Bruno Redondo, procurador da Uerj, saudou Márcio Pacheco e listou algumas leis nas quais o deputado Márcio Pacheco participou da aprovação. Entre elas a Reformulação do Plano de Carreira dos técnico-administrativos (2014) e aprovação do Regime de Dedicação Exclusiva (2012). Bruno solicitou que o parlamentar continue defendendo a Uerj e acrescentou que está na Casa Civil um anteprojeto de lei de reformulação do plano de carreira dos técnico-administrativos da Uerj e que conta com a ajuda do parlamentar.

Na sequência, foi assinado o livro que outorga do título de grão-mestre da Ordem do Mérito José Bonifácio.

Condecorado, o deputado Márcio Pacheco ressaltou sua ligação com o ensino público, no qual passou toda a sua vida estudantil e acadêmica. Destacou a importância histórica da Uerj no ensino público e a qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição. Ele classificou a demanda pela incorporação da Uezo pela Uerj como fundamental para o ensino público, e que a vitória foi merecida a todos que se empenharam a ela.

Ratificou ainda que “assina embaixo ao pedido do procurador”, afirmando que “no que precisar nosso mandato está à disposição”.

Coordenadoras Neuza Conceição e Cassia Gonçalves, e o conselheiro universitário Jorge Luís Mattos (Gaúcho) prestigiaram o evento

A coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves e a coordenadora de Administração e Finanças, Neuza Conceição, e o conselheiro universitário Jorge Luís Mattos (Gaúcho) prestigiaram o evento.