Uerj e Governo do Estado inauguram Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro na cidade de Cabo Frio

Em mais uma iniciativa para a ampliação de sua atuação e interiorização, a Uerj inaugurou na última sexta-feira, 15/10, o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, na cidade de Cabo Frio, região dos Lagos do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação do reitor da universidade, Ricardo Lodi Ribeiro; do vice-reitor, Mario Sergio Carneiro; do Pró-Reitor de Saúde da Uerj (PR-5), Denzimar Viana; do governador do estado, Claudio Castro; dos secretários Dr. Serginho (secretário estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação) e Max Lemos (secretário estadual de Infraestrutura e Obras); e do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, dentre outras autoridades.

Na solenidade de inauguração, o governador Claudio Castro apontou a importância da Uerj como promotora do desenvolvimento regional no estado do Rio de Janeiro, ressaltando que “precisamos olhar da mesma forma para a capital e para os municípios do interior”. O reitor Ricardo Lodi Ribeiro aproveitou o evento para anunciar os próximos passos da Uerj para a região, que são a instalação dos cursos de Medicina (que já está na fase de aquisição do imóvel para sua instalação), de Ciências Ambientais e de Geografia, além de ações extensionistas direcionadas à população. Lodi também agradeceu a parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que segundo suas palavras “está rendendo frutos não só agora, aqui em Cabo Frio, mas também permitindo a possibilidade de a Uerj fornecer auxílios importantes à nossa comunidade acadêmica”.

O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, que foi incorporado à Uerj por meio de uma parceria com o Governo do Estado, é a terceira unidade de serviços de saúde da universidade, que já conta com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e com a Policlínica Piquet Carneiro (PPC). Com capacidade para até 50 leitos, a unidade contará com uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e terá cerca de 380 funcionários nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Fonoaudiologia e de setores administrativos. Neste primeiro momento, o hospital servirá como unidade de atendimento para os casos de Covid-19 e, em um segundo momento, será ligado à Faculdade de Ciências Médicas que a Uerj deverá implantar na cidade de Cabo Frio.

O nome escolhido é uma homenagem ao ex-reitor da Uerj Hesio Cordeiro, (1942-2020), que dedicou sua vida à docência e à pesquisa como professor e pesquisador do Instituto de Medicina Social da Uerj, o IMS. Tendo publicado mais de 40 obras dentre livros e artigos científicos, Hesio Cordeiro é um dos mais importantes pesquisadores da área de saúde pública no Brasil. O ex-reitor da Uerj também entrou para a história como um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde, o SUS, e seu legado é reconhecido nacional e internacionalmente.

(Com informações da Comuns-Uerj)

https://www.uerj.br/noticia/uerj-inaugura-hospital-em-cabo-frio-e-anuncia-criacao-de-cursos-de-graduacao-na-cidade/