20/11, Dia da Consciência Negra: exaltemos a identidade e a importância da negritude brasileira!

Mais do que uma data de celebração da resistência e da força do povo negro, o dia 20/11 marca neste ano de 2021 a exaltação de uma identidade que deve ser reafirmada frente a todos os ataques que visam diminuir a importância e a imponência da negritude brasileira em todas as áreas da sociedade. O Dia da Consciência Negra, que não deve ser apenas um dia, mas toda uma ideia enraizada em nosso país, se apresenta como uma data cada vez mais importante e necessária em uma sociedade cada vez mais polarizada.

Alimentados pelo ódio reacionário de castas que não querem abrir mão de seus privilégios e por aqueles que ignoram a importância do papel do negro para a existência, o desenvolvimento e o crescimento do Brasil, setores da sociedade louvam e reivindicam um passado no qual o povo negro estava relegado a um patamar de subserviência e de humilhação frente à burguesia, sem que pudessem exaltar sua voz, sua cultura, seus costumes e seus desejos. E o Dia da Consciência Negra existe justamente para dar um basta a essa visão do negro como um “ser humano menor”. O povo negro não vai mais aceitar ser humilhado nem ser tratado como menos capaz!

A Consciência Negra existe justamente para isso: exaltar a inteligência, a força, as habilidades e os saberes do povo negro na política, na história, na produção de conhecimento e de cultura, nos esportes, na sociedade como um todo. E o Sintuperj aproveita essa data para reafirmar essa exaltação e se colocar como mais um pilar de resistência em defesa da autodeterminação da negritude como um dos motores do desenvolvimento da nossa sociedade!

Só pode existir consciência humana a partir da exaltação da consciência negra!