Dia do Servidor Público: Trabalhador, vamos mostrar para o povo brasileiro que um Brasil forte só existirá com a valorização do servidor

Dia 28 de outubro. Uma data de celebração, mas que também deve ser marcada pela organização e conscientização dos trabalhadores do funcionalismo público em defesa dos seus direitos. Neste dia, em que os servidores públicos são homenageados, é necessário que as entidades sindicais, que tanto lutam em defesa destas categorias, façam um chamado àqueles que são indispensáveis para o funcionamento do Estado brasileiro.

Os trabalhadores do serviço público estão constantemente sob ataque, seja dos governos liberais, seja da mídia, seja de setores da burguesia que defendem que não devam existir serviços do Estado para o povo. Esses setores da sociedade, que não sofrem das mazelas que a população trabalhadora tem que superar todos os dias, tem como objetivo destruir toda e qualquer autarquia que oferece dignidade para a população, utilizando argumentos falsos para atacar a qualidade das empresas e serviços públicos e atuando pesadamente com lobby para precarizar os mesmos. Acusações de ineficiência e corrupção são seus principais argumentos, que não se sustentam quando os serviços públicos são comparados com suas contrapartes privadas.

A despeito dos constantes cortes de verbas, ataques aos direitos mais básicos e desvios de investimentos das empresas públicas para as privadas, os serviços públicos seguem mostrando sua eficiência e importância para a população. Na educação superior a qualidade do ensino público é histórica e notória: 16 das 20 melhores universidades do Brasil são administradas pelo poder público (dados do Índice Geral de Cursos do MEC). E a pandemia de Covid-19 demonstrou a importância e a necessidade do Sistema Único de Saúde, o SUS, nos cuidados com a população, evitando que a tragédia que levou a mais de 600 mil óbitos em nosso país tivesse números ainda mais dramáticos.

Os grandes resultados de qualidade e desempenho das autarquias e empresas públicas não são por acaso. Esses indicadores só são possíveis pela existência dos servidores públicos, trabalhadores que dedicam suas vidas e sua força ao desenvolvimento do Estado brasileiro. Desempenhando seu papel com lisura e determinação, esses profissionais são os guardiões dos serviços que são oferecidos à população em todos os momentos. Da escola e universidade ao posto médico e hospital, do patrulhamento de vias à emissão de documentos, da limpeza e conservação à fiscalização de estabelecimentos, os servidores públicos são os principais representantes de União, estados e municípios junto ao trabalhador, ao estudante, ao cidadão. E esse é o motivo pelo qual esses trabalhadores merecem e precisam ter seus direitos garantidos e respeitados, assim como sua atuação incentivada e recompensada pelos governos.

Neste dia 28 de outubro o Sintuperj parabeniza os trabalhadores de Uerj, Uenf e Uezo, assim como faz um chamamento: não podemos permitir que os inimigos do serviço público ataquem e dilapidem aquilo que é a principal prática de cidadania em nosso país. Vamos nos unir para mostrar à população nossa importância, nossa necessidade e nossa dedicação em prol do desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Uma nação forte só se constrói com um funcionalismo público forte, estável, bem remunerado e protegido de covardias e assédios contra sua atuação.

Diretoria Executiva do Sintuperj

Quadriênio 2019-2022