Sintuperj aproveita solenidade promovida pela Uerj e entrega a governador Claudio Castro carta com demandas das universidades públicas estaduais

A Diretoria Executiva do Sintuperj entregou uma carta ao governador Claudio Castro na tarde desta quarta-feira, 27/10, onde constam uma série de demandas das comunidades universitárias de Uerj, Uenf e Uezo. O documento, que foi entregue pelas coordenadoras gerais Cassia Gonçalves Santos da Silveira e Regina de Fátima de Souza, teve como objetivo buscar sensibilizar o representante máximo do Executivo Estadual em prol da valorização dos trabalhadores das universidades públicas estaduais.

A entrega da carta se deu após cerimônia solene promovida no Teatro Odylo Costa, filho, da Uerj, na qual Claudio Castro recebeu a investidura de Chanceler da universidade.

Confira a carta entregue pelo Sintuperj ao Governador Claudio Castro:

27.10.2021 – Carta ao Governador

Exmo. Sr. Claudio Castro,

Governador do Estado do Rio de Janeiro.

O Sintuperj, sindicato que representa os trabalhadores das universidades públicas no Estado do Rio de Janeiro (UERJ, UENF e UEZO),  agradece a presença de nosso Chanceler e maior autoridade do Estado, Governador Cláudio Castro, em nossa universidade, assim como reconhece o excelente trabalho feito por Vossa Excelência em prol do desenvolvimento e bem estar da população do Estado do Rio de Janeiro.

Sabedor do esforço empreendido pelo Governo do Estado na valorização do funcionalismo público, especialmente daqueles que fazem parte da mola propulsora do desenvolvimento do estado, que são nossas universidades, apresentamos ao Excelentíssimo Governador as seguintes demandas, todas justas e aprovadas em nosso Conselho Universitário, inclusive com o apoio de nosso Reitor, Professor Ricardo Lodi, que tem sido incansável em elevar cada vez mais o nome da Uerj e situando-a entre as maiores e melhores universidades da América Latina:

  1. Aprovação e envio à Alerj da reformulação das carreiras do corpo técnico-administrativo da UERJ, que já se encontra na Secretaria Estadual da Casa Civil, do Governo do Estado;
  2. Aprovação e envio à Alerj da reformulação das carreiras dos servidores da UENF, que já se encontra na Secretaria Estadual da Casa Civil, do Governo do Estado;
  3. Aprovação da Lei de incorporação da UEZO à UERJ;
  4. Aprovação do adicional de insalubridade no salário-base dos servidores da UERJ, como preceitua a lei;
  5. Aprovação do adicional noturno aos servidores que exercem suas atividades no período noturno. Lembramos que o nosso Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ (HUPE), linha de frente do enfrentamento à Covid-19, trabalha 24 horas por dia, 07 dias da semana, para preservar e restituir a saúde de nosso povo;
  6. Aprovação da insalubridade e periculosidade na aposentadoria dos servidores que exerceram sua vida profissional expostos a riscos físicos, químicos ou biológicos.

Certos do reconhecimento por Vossa Excelência da importância de uma universidade forte para nosso estado, subscrevemo-nos.

Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2021.

Governador e presidente da Alerj recebem homenagens da Uerj

A tarde desta quarta-feira, 27/10, foi marcada por homenagens da Uerj ao governador Claudio Castro e ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Ceciliano. Em sessão solene a universidade promoveu a investidura do governador no cargo de Chanceler da Uerj e concedeu o título de Grão-Oficial da Ordem do Mérito José Bonifácio ao presidente da Alerj.

Além do governador Claudio Castro e do presidente da Alerj André Ceciliano, compuseram a mesa da cerimônia o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Valle; o líder do governo na Alerj, deputado estadual Márcio Pacheco; o reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro; a reitora da Uezo, Luanda Moraes; e o vice-reitor da Uerj, Mario Sergio Alves Carneiro.

O cargo de Chanceler da Uerj, ao qual o governador Claudio Castro recebeu sua investidura, é o reconhecimento da universidade de que o chefe do Executivo Estadual é sua maior autoridade. Dentre outras perrogativas, cabe ao chanceler da Uerj propor aos órgãos superiores da instituição medidas que contribuam para a expansão e desenvolvimento da universidade, assim como permitir que o mesmo conduza a Assembleia Universitária, órgão máximo de deliberações, assim como os atos e solenidades.

Já o título de Grão-Oficial da Ordem do Mérito José Bonifácio, concedido ao presidente da Alerj André Ceciliano, é uma honraria concedida a personalidades internacionais e estrangeiras que tenham se destacado nos setores da educação e da cultura, sobretudo em benefício da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na gestão do reitor Ricardo Lodi, essa foi a primeira honraria do tipo concedida pela instituição.

Governador assina mensagem para apreciação do PL de incorporação da Uezo à Uerj

No terceiro momento de destaque da solenidade, o governador Claudio Castro fez a assinatura simbólica da mensagem que será endereçada à Alerj pelo Poder Executivo, na qual está proposta o Projeto de Lei de incorporação da Uezo à Uerj. Durante a assinatura, o governador destacou a importância da medida, apontando que a Uerj terá papel fundamental para o desenvolvimento da região da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Sobre esse ponto, o presidente da Alerj André Ceciliano admitiu que em um primeiro momento recebeu a proposição de incorporação com certa desconfiança, mas em seguida entendeu os anseios da comunidade da Uezo e a importância de garantir direitos para os servidores e estudantes da instituição, sendo essa medida a de maior efetividade. O parlamentar afirmou que irá atuar para que a tramitação e aprovação deste projeto de Lei aconteçam da melhor maneira possível.