Profissionais da enfermagem do Hupe recebem homenagens no dia 12/05, data que marca o início da Semana de Enfermagem da unidade

A Coordenação de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj promoveu nesta terça-feira, 12/05, data em que é celebrado o Dia Mundial da Enfermagem, um evento para homenagear os trabalhadores da unidade. O evento, parte integrante da Semana de Enfermagem do Hupe, abordou como temática a comemoração dos 200 anos de nascimento de Florence Nightingale, britânica que revolucionou os cuidados com os pacientes e é considerada a “mãe” da enfermagem moderna. O Sintuperj se fez presente através da coordenadora de Saúde e Segurança do trabalhador, Simone Menezes Damasceno.

No evento, que foi realizado na entrava VIP no Hupe às 07h e às 19h (horários de entrada das equipes), os profissionais de enfermagem foram recebidos com tapete vermelho, painéis comemorativos, ornamentação com flores e exposição de fotos, além de serem saudados com uma salva de palmas pelos presentes na cerimônia. Também foi exibido um vídeo no qual o reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, parabenizando toda a equipe de enfermagem do Hupe pelo empenho e dedicação, em especial neste momento de pandemia de COVID-19 (popularmente conhecida como Coronavírus).

Também foram homenageados no evento os chefes de cada um dos serviços de enfermagem da unidade. Receberam as devidas homenagens Mônica Oliveira Duarte Martins, do Serviço de Enfermagem Clínica (SECLI); Alex Ferreira Rodrigues, do Serviço de Enfermagem de Pacientes Externos (SEMPE); Reginaldo Paulino da Costa, do Serviço de Enfermagem Cirúrgica (SECI); Rosângela Barbosa Teixeira, do Serviço de Enfermagem da Mulher e da Criança (SEMC); e Renata de Oliveira Maciel, do Serviço de Treinamento e Avaliação de Enfermagem (STAVE).

A Semana de Enfermagem do Hupe é realizada entre os dias 12 e 20 de maio e neste ano de 2020 está em sua 81ª edição. A data de encerramento marca também uma homenagem a Ana Nery, pioneira da enfermagem no Brasil, que faleceu aos 65 anos de idade, no dia 20 de maio de 1880, depois de uma vida dedicada à profissão e aos cuidados com a saúde da população.